A ideia de se utilizar geradores de hidrogenio é devido a varias vantagens, que ele oferece, entre elas.
A queima de hidrogênio libera muita energia (242kJ/mol, ou 121kJ/g)
O subproduto da combustão é água.
A energia 1kg de H2 equivale a 2,84kg de gasolina.
A energia eléctrica gerada em equipamentos apropriados de 1kg de H2 é de 12 kWh é equivalente à energia armazenada em 30 baterias automotivas de 12V.
Então uma forma logica de aproveitar todo esse potencial é montar um gerador de hidrogênio. Esse gerador na verdade não produz apenas o hidrogênio. Ele usa da eletrolise para separar os gases contidos na agua. Produz um gás que possui o nome de HHO, mais em uma pesquisa na internet, facilmente encontrados pelas palavras “hydrogen generator”, “hydroxy booster”, “Brown’s gas”, “gás rico em hidrogênio” e “gás de alta energia”. A eletrolise da agua produz o HHO. O resultado da combustão do HHO na camara de explosão é a agua. Assim detalhando melhor pode-se entender que.
Transformação de Agua em HHO. A agua é composta de dois elementos que se apresentam na natureza na forma gasosa. São eles uma molecula de oxigenio e duas de hidrogenio. Para separar esses elementos é necessario a adição de energia. Que nos geradores é fornecida pela bateria. Ao atender o valor de ruptura ocorre a separação dos gases.
Transformação de HHO em Agua. Quando ocorre a combustão o processo é ao contrario. O hidrogenio na presença do oxigenio levado a combustão, faz com que o hidrogenio se oxide, ou de uma forma mais simples pode-se dizer que a energia da combustão promove a união dos elementos. Pode-se dizer tambem que a Água é gás hidrogênio queimado, ou oxidado. Por isso a agua no escapamento.
Porem hoje se mostra eficiente ainda como complemento ao combustível. Gerando a duvida quanto a funcionalidade. Essa duvida mais especificamente é relacionada a contabilidade energética. Essa contabilidade leva em conta se o custo de produção é maior que o consumido enfim traz economia ou não?
O gerador de HHO, utiliza da eletrolise para funcionar. A eletrolise, é o processo que utiliza energia para separar o hidrogenio e oxigenio. A energia pode ser medida pelos seus valores de tensão e corrente. Com os valores de tensão e corrente obtem o valor da potencia onde a unidade é Watts. Com o valor de potencia temos a referencia para verificar o desempenho. A bateria de um carro fornece ao veiculo a energia necessária para suas funções. A medida dessa demanda é dada em amperes/hora. Assim para o bom funcionamento da bateria foi desenvolvido um dispositivo denominado alternador. O alternador tem como função recarregar a bateria. Essa recarga é feita de uma forma similar a nossa caixa d’agua. Quando se tem a agua da rua, essa alimenta uma caixa d’agua. Quando chega ao limite da caixa, esse fluxo é cortado atraves de uma boia. Porem se o consumo de agua da caixa for maior que a quantidade de agua recebida. Chega um momento em que falta agua. De forma similar podemos entender assim a energia consumida no carro. A energia para carregar a bateria deve ser sempre maior que a consumida. O alternador realiza essa carga, atraves da transformação da energia cinetica produzida pelo motor, medidas em RPM. Então se energia de um litro de HHO, conseguir gerar RPM necessaria para suprir a energia consumida na eletrolise. Assim teremos um ganho, em utilizar o gerador de HHO. Caso contrario deve-se achar uma forma para compensar.
A geração de HHO não é de graça, ela gera um combustivel com certeza. Mais existe um custo. Assim o hidrogênio é uma esperança. Porem necessita que seja sanado alguns problemas.