segunda-feira, 29 de junho de 2015

Medidas para montar Gerador de Hidrogênio com separador de gases




Agradeço a contribuição de Caio Mello, que trabalha com desenho mecânico, auto cad e inventor 3d.




Qual o caminho que os gases fazem entre placas e a borrachas, no gerador de hidrogênio, com separador de gases ?

As placas de inox possuem um furo na parte inferior onde entra a água. Na parte superior terá dois furos. Um em cada extremidade. Imagine que no momento da vedação com borracha e membrana.  Você vede também os furos. Quando você aplicar a energia. Ele vai fazer a eletrolise e o gás vai ficar preso. Então imagine que você consiga cortar a borracha internamente. No lado que produz o hidrogênio você corte a borracha no lado direito dessa forma esse gás sairá pela direita. Repita isso em todas os lados das placas que são alimentados com polo negativo. assim faremos um duto só de hidrogênio. Repetindo essa operação agora cortando todos os que contem oxigênio do lado esquerdo. Teremos então de um lado oxigênio e do outro hidrogênio

Nas placas neutras do gerador de hidrogênio, com separador de gases, qual gás é gerado ?

Vamos imaginar um gerador de 7 placas. Sendo 1 positiva, 1 negativa e 5 neutras. Na placa que for positiva é gerado Oxigênio. Na placa negativa é gerado Hidrogênio. Então as duas placas que recebem o positivo e negativo, terão dos dois lados da placa a geração de apenas um gás. Oxigênio ou Hidrogênio. 
Partindo da placa positiva. A próxima placa é uma placa neutra. Imagine que a placa tenha olhos, o lado da placa neutra que estiver olhando para placa positiva, possui nesse lado a polaridade negativa. Assim nessa parte devemos colher o hidrogênio. 
Você pode perguntar porque possui um polo contrario. Para responder isso. Imagina que você vai colocar 4 pilhas em uma lanterna. Essas pilhas devem ser colocadas uma atras da outra. A primeira pilha terá o positivo em uma extremidade e o negativo em outra. Quando você colocar a segunda pilha, a parte positiva é conectada no negativo da primeira. A terceira pilha, a parte positiva é conectada no negativo da segunda. A quarta pilha, a parte positiva é conectada no negativo da terceira.  O gerador é feito de diversas placas. Ao aplicar energia necessária, ocorre a eletrolise. Entre as placas ocorre a separação de hidrogênio e oxigênio. Devido a proximidade ocorre a mistura dos gases, gerando HHO. Para evitar isso aumenta um pouco a distancia entre as placas. Coloca duas borracha e no meio dela uma membrana. Essa membrana faz com que quando ocorre a eletrolise.  Os gases gerados fica cada um do seu lado. No lado positivo oxigênio. No lado negativo hidrogênio.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Tipo de aço pela aplicação




O aço inox pode enferrujar? Por quê? 
O aço inox não oxida da mesma forma que ocorre com o aço carbono, que apresenta uma camada avermelhada de óxido na superfície que descasca. Se você observar manchas na superfície provavelmente são devidas a partículas de ferro que contaminaram o aço inox e são essas partículas que estão enferrujando. Verifique se é possível remover as manchas da superfície do inox. Se o ferro estiver impregnado na superfície, tente uma solução de ácido nítrico a 10% e ácido hidrofluorídrico a 2% a temperatura ambiente ou levemente aquecida. Lave a área afectada com água abundante. Pastas decapantes disponíveis no mercado, podem também ser utilizadas. 

O aço inox é magnético?
 Há vários tipos de aços inoxidáveis. Os aços inoxidáveis da série 300 (austeníticos)que contém Cromo e Níquel na sua composição química NÃO são magnéticos. Os aços inoxidáveis da série 400 (ferríticos) que contém apenas Cromo em sua composição química, SIM são magnéticos.

O que significa a letra L após o tipo do aço inox? 
O uso da letra L após o tipo de aço inox (ex: 304L), significa que o conteúdo de carbono na liga está restrito ao MÁXIMO de 0,03% (os níveis normais de carbono são de 0.08% max. e em algumas ligas pode atingir 0.15% max.). Este nível menor de carbono é utilizado quando o material deverá ser soldado. O menor teor de carbono ajuda a prevenir a precipitação de cromo (formando carbonetos de cromo na região da solda) e portanto assegurando um mínimo de 10,5% de cromo e a possibilidade de formação do filme passivo que proporciona ao aço inox a resistência à corrosão.

304 Utensílios domésticos; fins estruturais; equipamentos para industria química e naval; indústria farmacêutica; industria textil; indústria de papel e celulose; refinaria de petróleo; permutadores de calor; válvulas e peças de tubulações; indústria frigorifica, instalações criogênicas; depósitos de cerveja; tanques de fermentação de cerveja ; tanques de estocarem de cerveja; equipamentos para refino de produtos de milho; equipamentos para leiteria; cúpula para casa de reator de usina atômica; tubos de vapor; equipamentos e recipientes para usinas nucleares; peças para depósito de algumas bebidas carbonatadas; condutores descendentes de águas pluviais; carros ferroviários; calhas.

316 Peças que exigem alta resistência à corrosão localizada; equipamentos de industrias químicas, farmacêutica, textil ,petróleo, papel, celulose, borracha, nylon e tintas; peças e componentes diversos usados na construção naval; equipamentos criogênicos; equipamentos para processamento de filme fotográfico; cubas de fermentação; instrumentos cirúrgicos;

316 L Peças de válvulas; bombas; tanques; evaporadores e agitadores; equipamentos texteis condensadores; peças expostas à atmosfera marítima; adornos; tanques soldados para estocagem de produtos químicos e orgânicos; bandejas; revestimento para fornos de calcinação.

430 Adornos de automóveis; calhas; máquinas de lavar roupa; revestimento da câmara de combustão para motores diesel; equipamentos para fabricação de ácido nítrico; fixadores; aquecedores; portas para cofres; moedas; pias e cubas; baixelas; utensílios domésticos; revestimentos de elevadores.