O aço inox pode enferrujar? Por quê?
O aço inox não oxida da mesma forma que ocorre com o aço carbono, que apresenta uma camada avermelhada de óxido na superfície que descasca. Se você observar manchas na superfície provavelmente são devidas a partículas de ferro que contaminaram o aço inox e são essas partículas que estão enferrujando. Verifique se é possível remover as manchas da superfície do inox. Se o ferro estiver impregnado na superfície, tente uma solução de ácido nítrico a 10% e ácido hidrofluorídrico a 2% a temperatura ambiente ou levemente aquecida. Lave a área afectada com água abundante. Pastas decapantes disponíveis no mercado, podem também ser utilizadas.
O aço inox é magnético?
Há vários tipos de aços inoxidáveis. Os aços inoxidáveis da série 300 (austeníticos)que contém Cromo e Níquel na sua composição química NÃO são magnéticos. Os aços inoxidáveis da série 400 (ferríticos) que contém apenas Cromo em sua composição química, SIM são magnéticos.
O que significa a letra L após o tipo do aço inox?
O uso da letra L após o tipo de aço inox (ex: 304L), significa que o conteúdo de carbono na liga está restrito ao MÁXIMO de 0,03% (os níveis normais de carbono são de 0.08% max. e em algumas ligas pode atingir 0.15% max.). Este nível menor de carbono é utilizado quando o material deverá ser soldado. O menor teor de carbono ajuda a prevenir a precipitação de cromo (formando carbonetos de cromo na região da solda) e portanto assegurando um mínimo de 10,5% de cromo e a possibilidade de formação do filme passivo que proporciona ao aço inox a resistência à corrosão.
304 Utensílios domésticos; fins estruturais; equipamentos para industria química e naval; indústria farmacêutica; industria textil; indústria de papel e celulose; refinaria de petróleo; permutadores de calor; válvulas e peças de tubulações; indústria frigorifica, instalações criogênicas; depósitos de cerveja; tanques de fermentação de cerveja ; tanques de estocarem de cerveja; equipamentos para refino de produtos de milho; equipamentos para leiteria; cúpula para casa de reator de usina atômica; tubos de vapor; equipamentos e recipientes para usinas nucleares; peças para depósito de algumas bebidas carbonatadas; condutores descendentes de águas pluviais; carros ferroviários; calhas.
316 Peças que exigem alta resistência à corrosão localizada; equipamentos de industrias químicas, farmacêutica, textil ,petróleo, papel, celulose, borracha, nylon e tintas; peças e componentes diversos usados na construção naval; equipamentos criogênicos; equipamentos para processamento de filme fotográfico; cubas de fermentação; instrumentos cirúrgicos;
316 L Peças de válvulas; bombas; tanques; evaporadores e agitadores; equipamentos texteis condensadores; peças expostas à atmosfera marítima; adornos; tanques soldados para estocagem de produtos químicos e orgânicos; bandejas; revestimento para fornos de calcinação.
430 Adornos de automóveis; calhas; máquinas de lavar roupa; revestimento da câmara de combustão para motores diesel; equipamentos para fabricação de ácido nítrico; fixadores; aquecedores; portas para cofres; moedas; pias e cubas; baixelas; utensílios domésticos; revestimentos de elevadores.
Então o mais indicado é o 316 na lista dos aços?
ResponderExcluir